terça-feira, 9 de junho de 2015

COOPERAÇÃO, CONFLITO E COMPETIÇÃO NA INTERNET



A interação é responsável por assumir diferentes formas de relações sociais em nossas vidas. Os processos sociais criados a partir dessa interação se transferem para a meio virtual. Sendo assim, com base no artigo de Raquel da Cunha Recuero, vamos entender os conceitos de cooperação, conflito e competição na internet.
A Cooperação é fundamental para a convivência dentro e fora do ambiente virtual. No webjornalismo, esse processo social é definido como sendo e união de grupo em busca de um objetivo em comum, onde um ajuda o outro. É possível encontrar esse tipo de interação em sites que possuem parceiros, como é caso do blog Fashionismo A cooperação encontra-se também presente nos “grupos” presentes site de redes sociais Facebook. Os usuários, além de terem interesses em comum, ajudam uns aos outros por meio de troca de informações. 


Já o Conflito seria a oposição da ideia de cooperação. Neste caso, o conflito contribui para o desequilíbrio de uma estrutura social, por meio de hostilidade. A desestabilidade de grupos pode ser gerada por conta da diferença de opiniões de seus membros. Na internet, o conflito é muito mais explícito que na vida real, pois há a possibilidade do indivíduo preservar sua identidade por meio do anonimato. Um exemplo recente é o caso do comercial da marca O Boticário, onde casais homossexuais trocam presentes de dia dos namorados. O vídeo gerou debates nas redes sociais. 

Outro caso é a Competição. Diferentemente do conflito, que gera agressividade entre os usuários, na competição ocorre a disputa, muitas vezes saudável, que pode até originar a cooperação entre os que praticam a ação. “A competição, embora geradora de conflito e cooperação, não implica, necessariamente, em um ou em outro.” (RECUERO, 2006, p. 8). Neste caso, é possível exemplificar através das publicações no site Twitter, onde os usuários usam rashtags com o nome de alguma premiação que seja por meio de voto popular, mais o nome do seu artista favorito, para que o mesmo possa ganhar o voto.


Fonte:

CULTURA DA CONVERGÊNCIA NO WEBJORNALISMO



Cultura da Convergência é um termo criado pelo autor do livro de mesmo nome, Henry Jenkins, para denominar o novo processo cultural da construção da informação. Na internet, a Cultura da Convergência funciona como uma junção de várias mídias em um mesmo local, unindo as velhas mídias com a mídia atual, fazendo adaptações para o seu melhor desempenho. O autor aponta que as mídias tradicionais acabaram convergindo para ao meio digital. Assim, é possível observar a presença e o acumulo de diferentes mídias em uma mesma plataforma, através da utilização de vídeos, áudios, ilustrações e textos.
Um exemplo disso é o site de um dos cadernos do jornal impresso Zero Hora, o Donna, que reúne, além das informações que já se encontram no impresso, diversas outras mídias em uma mesma plataforma. 


Fonte:

OS TIPOS DE HIPERTEXTO




O nosso último assunto aqui no blog foi sobre as características do webjornalismo e, dentro delas, está presente a Hipertextualidade. Agora, vamos nos aprofundar sobre o conceito de Hipertexto, trazendo as suas características.
Já sabemos que hipertextos são conjuntos de nós interligados. Por meio dessas ligações de elementos textuais na internet, o usuário pode construir o seu caminho de leitura, que deixa de ser linear. É um recurso muito utilizado na web, pois através das conexões é possível ter acesso a um grande número de informações e ainda utilizá-las de uma forma descomplicada. O uso de hiperlinks faz com que o leitor não saia da temática da leitura principal. Deste modo, a utilização dos links acrescenta maior conhecimento à notícia.
O hipertexto dividi-se em três tipos:
            O Hipertexto Potencial é o mais comum a ser utilizado. Neste modo, os caminhos se encontram pré-definidos por quem programou o hipertexto. Assim, o usuário não tem a possibilidade de intervir na inclusão de novos links

Já no Hipertexto Colagem o usuário tem a alternativa de auxiliar na inclusão ou mudança das informações estabelecidas pelo programador. Porém, não há uma troca de relações entre o programador e o usuário.

Por fim, o Hipertexto Cooperativo permite que usuário contribua na criação da informação. Neste caso, há uma comunicação entre leitor de programador, permitindo que tais debates possam gerar mudanças na construção das notícias.  


Fonte:




CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DO WEBJORNALISMO NO AMBIENTE VIRTUAL

Com o advento da internet, principalmente a partir de seu crescimento nos últimos anos, o jornalismo viu-se obrigado a se adequar a uma nova forma de comunicar. Se no seu início, nos anos 90, o webjornalismo ainda estava atrelado ao modelo do jornalismo impresso, hoje, com a expansão da internet, esse formato conduz ao usuário a informação de maneira muito mais rápida.  Por meio dessa instantaneidade, e também pela fácil interação, que o webjornalismo se tornou a forma mais descomplicada de obter notícias.
No entanto, a internet é carregada dos mais diversos conteúdos, por isso, é necessário usufruir das diversas características que compõem o webjornalismo, encontrando assim uma forma de se obter destaque diante aos tantos assuntos oferecidos. Sendo assim, vamos fazer uma análise do site Globo Esporte para que possamos entender cada uma dessas características.
 
Vamos começar pela Multimidialidade. Um diferencial em relação ao jornal impresso, onde apenas imagens ilustram as matérias, pois no webjornalismo é possível utilizar não apenas fotografias, mas vídeos e imagens animadas (gifs). Esse recurso faz com que a notícia possa exibir ao usuário diversos tipos de mídia, através do uso de ferramentas tecnológicas. O site Globo Esporte se utiliza ao máximo dos artifícios que a multimidialidade fornece, como o uso de fotos já na sua página principal, o emprego de gif para ilustrar a voadora do jogador Neymar em seu companheiro de equipe, Adriano, e, também, a utilização de vídeos para interar o leitor sobre os lances das partidas. 

Na Interatividade, a comunicação ocorre através de um dispositivo tecnológico (computador, celular, tablet). Esse recurso permite a colaboração do usuário de maneira simples e direta, fazendo com que o mesmo possa participar da construção da notícia, por intermédio de comentários, fóruns, enquetes e debates. O diálogo tornou-se muito mais acessível pós webjornalismo, permitindo inclusive que o leitor sugira pautas para futuras reportagens. Percebemos uso da interatividade no site Globo Esporte através do espaço destinado aos comentários dos usuários sobre a matéria divulgada, podendo os mesmos serem ordenados em “mais recentes” e “populares”. Há ainda a opção de “curtir”, “descurtir” e responder as opiniões deixadas na página.



A internet possibilita a realização de inúmeras tarefas em um espaço de tempo muito curto. É assim que ocorre a Instantaneidade. Diferentemente do jornalismo impresso, que recebe a todo o momento um grande número de informações, mas necessita ser editado e esperar a edição do dia seguinte para chegar até o leitor. O webjornalismo permite a que notícias, conhecidas como minuto a minuto, sejam publicadas quase que simultaneamente aos acontecimentos. No Globo Esporte, por exemplo, é possível acompanhar todos os lances de uma partida através as publicações que são geradas no site, como no jogo entre Guaratingueta e Portuguesa, pela Série C do Campeonato Brasileiro. 

Hipertextualidade pode ser explicada de uma forma simples. Segundo o autor Pierre Lévy, os hipertextos são conjuntos de nós interligados. Assim, com o uso do hipertexto é possível linkar uma notícia à outra, direcionando o usuário para notícias semelhantes, ou que complementam a informação divulgada. Por meio dos hiperlinks, o leitor constrói um trajeto de conteúdos que lhe interessam. Na notícia sobre a chegada do Neymar à Viamão, através dos hiperlinks o usuário tem a possibilidade de se interar mais a respeito da ida do jogador ao Rio Grande do Sul para o amistoso contra Honduras. 

A Perenidade, também conhecida como Memória, é uma importante ferramenta utilizada no webjornalismo que permite o arquivamento das notícias. Através dela é possível armazenar todo o conteúdo publicado na web, assim, o usuário tem acesso às matérias a qualquer momento, ainda que a mesmas não estejam mais em destaque. Na reportagem técnico Vadão, no canto direito são apresentadas todas as últimas notícias a respeito do Mundial Feminino de Futebol. O site também usa o recurso do “Saiba Mais”, onde são encontradas notícias relacionadas ao tema reportagem. 
 

E por último, a Personalização ou Customização de Conteúdo. Por meio dela, o usuário pode personalizar o site de acordo com as suas preferências, definindo o tipo de notícias que deseja ler. No Globo Esporte, além da barra de busca, onde se pode pesquisar por um determinado assunto, há ainda a opção de customização através do de um box no canto direito, que permite ao leitor acompanhar as notícias do seu time. Assim, o ele passa a ser informado pelos conteúdos que lhe agradam. 

Fonte:
http://pt.slideshare.net/jornalismoesportivouna/caractersticas-do-webjornalismo-8264808

segunda-feira, 8 de junho de 2015

VOCÊ SABE O QUE É MEME?



Quem utiliza sites de redes sociais certamente já se deparou com algum meme em sua timeline. Meme é tudo aquilo que “bomba” na internet. E não pense que são apenas os desenhos como o troll face, o like a boss, o derp ou o forever alone, qualquer coisa pode se tornar um meme: ilustrações, fotos, vídeos ou citações. Basta que se transforme em um viral e se espalhe pela rede.
O conceito de meme foi criado pelo escritor Richard Dawkins, no livro “O Gene Egoísta, de 1976, o termo refere-se a tudo que pode ser copiado e espalhado rapidamente entre os usuários. Hoje, por meio da rapidez da internet, fotos, vídeos e citações se disseminam facilmente pela rede, facilitando o surgimento de novos virais.
Um dos memes mais famosos é o conhecido como “ui”. Protagonizado pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, em um vídeo onde que ele explica a sua preferência por Isaac Newton. A imagem do astrofísico com as mãos levantadas é utilizada para ironizar alguma situação ou assunto. 

Outro meme bastante conhecido é o da “Giovana do forninho”. Trata-se de um vídeo em que uma menina dança em cima de uma mesa e, ao se apoiar em um forno elétrico, o mesmo acaba se desprendendo da parede. 

Relembre outros memes famosos: 



Fonte:
http://www.infoescola.com/comunicacao/memes/