Já repararam o porquê
de tantas coisas – como um vídeo, uma notícia ou um produto – se espalharem
internet a ponto de se tornarem virais. Quantos vídeos fofos de animais são
compartilhados nos sites de redes sociais, ou quantas notícias circulam por
semanas gerando assuntos e comentários diversos. Essas epidemias que ocorrem na internet são conhecidas
como Ponto de Equilíbrio. De acordo com a teoria do autor do livro “O Ponto de Desequilíbrio: Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença”, Malcolm
Gladwell, é necessário que ocorram três princípios para haver uma epidemia
social: o Fator de Fixação; a Regra dos Eleitos e o Poder do Contexto.
Para que possamos
entender como funciona na prática o Ponto de Desequilíbrio, vamos analisar
alguns pontos na notícia veiculada no site Pragmatismo Político, do ano de
2012. Antes, vejamos algumas as imagens que circulavam na internet sobre o boato da compra de uma megafazenda pelo filho do ex-presidente Lula.
O Fator de Fixação se trata da forma como o conteúdo será apresentado
e de que maneira ela atrairá as pessoas. O seu objeto é tornar uma ideia
confiante para que a mesma possa se fixar na memória de quem recebe essa
informação. No caso da notícia, o propósito foi fixar a mensagem através de um
grande diferencial que a torna marcante. A notícia atrai o usuário instigando a
sua curiosidade, pois ele saberá através dela se o que vinha sendo divulgado na
rede é verídico ou não. Além disso, é possível perceber o uso do Fator Fixação pelo
protagonista da noticia, o Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente
Luiz Inácio Lula da Silva.
Já na Regra dos Eleitos, a atração dos
usuários acontece por meio de pessoas que possuem um elevado grau de
influência, que dispõem de muitas conexões, podendo assim ter o poder de
persuasão sob outros indivíduos através das redes. Essas pessoas são conhecidas
como hubs. A Regra dos Eleitos, nesse
contexto, foi o que despertou ainda mais o interesse do público, pois o hub utilizado na notícia é o
ex-presidente Lula.
Por fim, o Poder do Contexto pode ser definido
pelos questionamentos gerados por meio do conteúdo exposto. É a atitude de uma
determinada pessoa que faz com que outras se questionem sobre e mesma. Assim,
após a notícia informar que o filho de Lula não havia comprado a fazenda, que o
que estava sendo espalhado pela rede era um boato, um novo viral surgiu, com o
intuito de alertar sobre falsa informação anteriormente divulgada.
Fontes:
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