domingo, 7 de junho de 2015

PONTO DE DESEQUILÍBRIO: O QUE É?



Já repararam o porquê de tantas coisas – como um vídeo, uma notícia ou um produto – se espalharem internet a ponto de se tornarem virais. Quantos vídeos fofos de animais são compartilhados nos sites de redes sociais, ou quantas notícias circulam por semanas gerando assuntos e comentários diversos.  Essas epidemias que ocorrem na internet são conhecidas como Ponto de Equilíbrio. De acordo com a teoria do autor do livro “O Ponto de Desequilíbrio: Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença”, Malcolm Gladwell, é necessário que ocorram três princípios para haver uma epidemia social: o Fator de Fixação; a Regra dos Eleitos e o Poder do Contexto.
Para que possamos entender como funciona na prática o Ponto de Desequilíbrio, vamos analisar alguns pontos na notícia veiculada no site Pragmatismo Político, do ano de 2012. Antes, vejamos algumas as imagens que circulavam na internet sobre o boato da compra de uma megafazenda pelo filho do ex-presidente Lula. 



O Fator de Fixação se trata da forma como o conteúdo será apresentado e de que maneira ela atrairá as pessoas. O seu objeto é tornar uma ideia confiante para que a mesma possa se fixar na memória de quem recebe essa informação. No caso da notícia, o propósito foi fixar a mensagem através de um grande diferencial que a torna marcante. A notícia atrai o usuário instigando a sua curiosidade, pois ele saberá através dela se o que vinha sendo divulgado na rede é verídico ou não. Além disso, é possível perceber o uso do Fator Fixação pelo protagonista da noticia, o Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Já na Regra dos Eleitos, a atração dos usuários acontece por meio de pessoas que possuem um elevado grau de influência, que dispõem de muitas conexões, podendo assim ter o poder de persuasão sob outros indivíduos através das redes. Essas pessoas são conhecidas como hubs. A Regra dos Eleitos, nesse contexto, foi o que despertou ainda mais o interesse do público, pois o hub utilizado na notícia é o ex-presidente Lula.

Por fim, o Poder do Contexto pode ser definido pelos questionamentos gerados por meio do conteúdo exposto. É a atitude de uma determinada pessoa que faz com que outras se questionem sobre e mesma. Assim, após a notícia informar que o filho de Lula não havia comprado a fazenda, que o que estava sendo espalhado pela rede era um boato, um novo viral surgiu, com o intuito de alertar sobre falsa informação anteriormente divulgada. 


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário